Quem Sou

Newton Oliveira

Brasileiro, natural de Piracicaba/SP, filho de uma costureira de descendência italiana e de um torneiro mecânico de descendência portuguesa. Nilton Sergio de Oliveira (1967); hoje NEWTON OLIVEIRA. Iniciou sua carreira na moda em 1.983. Antes disso se dedicou aos estudos e a arte, fazendo teatro e educação artística na própria escola, na periferia da cidade; onde sempre se destacava com suas criações e habilidades artísticas, Filho do meio entre duas irmãs, Oliveira sempre foi apaixonado pela arte e moda em geral, desde pequeno sentiu a vocação para esse universo tão cobiçado pelas mulheres da época. Vivenciando as transformações dos anos 70, onde tudo foi uma explosão de expressão no mercado de vestuário.

Newton Oliveira
Newton Oliveira

Tendo sua Mãe uma das melhores costureira da época, já no berço que ficava ao lado da máquina de costura, mesmo quando as vezes era “cutucado” por alguns alfinetes e dormia ao som dos ruídos da máquina, nunca deixou de expressar admiração por tudo aquilo a sua volta, entre tecidos, cores e brilhos, tudo era fascinante. E aos poucos ia me interessando mais e mais, sempre acompanhando a mãe para compra de tecidos e aviamentos foi prestando atenção e jamais imaginaria que isso lhe serviria para vida toda.

Sempre se encantava com as artes de sua mãe, que até o momento (2020) continua na ativa inventando moda e arte.

Em 1.982 aos 15 anos, cursou na escola SENAI como torneiro mecânico que é a mesma profissão de seu pai e a noite cursa contabilidade; numa escola rodeada somente por homens, passou certas dificuldades de se expressar por se sentir “diferente”. Mas foi ai que a diferença veio a fazer parte do meu universo até hoje, onde no curso tinha desenho técnico e como eu tinha habilidades nos traços, terminava primeiro que todos e para não ficar parado, arriscava silhuetas femininas, pois a sala era rodeado de homens, e para não deixá-las nuas a vestia com modelitos criados ali mesmo, e com isso fui despertando interesse nos aulas ao redor para desenhar para suas namoradas, mães etc. Quando se deu conta isso já tinha se espalhando e muito por toda a cidade.

Newton Oliveira
Newton Oliveira

Em 1.984, após formado pelo Senai, foi trabalhar em uma locadora de fitas cassete, por lá também nas horas vagas riscava uns croquis para sua superior que acabou virando uma das primeiras clientes de seus figurinos e onde sua própria mãe o confeccionava. Também nesse meio tempo acontecia vários eventos em sua cidade natal como concursos de misses, festas temáticas e sempre conseguindo premiações pelo talento.

Em 1.985 acontecia a primeira novela do segmento de moda, a tão falada novela Ti Ti Ti, foi a propulsora para realmente de identificar com os traços do croqui da abertura, e com os dois costureiros da trama. Sendo assim um belo dia saiu na contra-capa de uma revista ‘ENTRE PARA O TI TI TI DA MODA’ e uma vizinha que era fã desde pequena de suas artes, lhe trouxe esse anúncio e lhe disse ISSO È PRA VOCÊ! Quando se deu conta, aquilo era como se tivesse ganho na loteria, pois os olhos encheram-se de lágrimas de emoção e no mesmo momento de incertezas, pois seus pais não o apoiavam devido o preconceito onde moda não era coisa para homens. Pois de família extremamente conservadora e onde o Pai sempre sonhou em ser Militar e sempre rígido com sua postura da época machista. Esse anúncio do curso de estilista era na grande São Paulo há 157 km da capital, mesmo trabalhando na locadora durante o dia e estudando a noite, aos sábados arriscou a sua vida pela profissão que tinha escolhido: A MODA, pega seu salário e escondido de seus familiares dormia na casa de amigos para poder fazer o tão sonhado curso em SP, o ônibus demorava 4 hs para chegar, sendo assim Newton não se intimidou em acordar na madrugada pelo seu objetivo. Nesse bate-volta chegava finalzinho de tarde como se nada tivesse acontecido. Esse curso tinha duração de 2 anos, e em 8 sábados concluiu! Pois os diretores decidiram me certificar, pois não tinham mais nada para me ensinar e assim foi feito, na revista dos formandos da época já estava lá seus croquis, com traços únicos e de personalidade.

Newton Oliveira
Newton Oliveira

Nessa época não se existia faculdade de moda, tudo era muito difícil ter informação, as revistas especializadas demoravam a chegar, nessa a estação já avisa se passado e o profissional sempre acabava ficando desatualizado do mercado atual. E sempre fã dos Costureiros Ney Galvão e Clodovil Hernandez, e em sua terra local do tão talentoso Gregórios Faganello.

Assim, com o certificado com a única escola de moda na época REUNIDAS em mãos, chegou extremamente feliz e apreensivo pois teria que abrir o jogo com a família sobre tudo! Sua ida as escondidas aos 16 anos para grande capital e pelo motivo que temiam a moda/estilista. Na época não se pediam documentos a menores de idade para viajar, por isso arriscou.

Bem, finalmente criou coragem e chegou até sua mãe com as maõs para trás e disse: Preciso falar uma coisa coisa: – Diga meu filho! Mãe sei que não fui certo, mas fui as escondidas a São Paulo e fiz um curso de estilista, olhe meu diploma; nessa hora com o coração apertado, recebeu essa resposta de sua mãe: ISSO NÂO E COISA DE HOMEM FAZER, SEU PAI VAI TE MATAR! Pegando o certificado de suas mãos e jogando de cima da cama. Isso para Newton foi uma bomba em sua vida por longos e doloridos anos, com o passar dos tempos não desistiu, permaneceu na caminhada fashion onde ganhou destaques com concursos de trajes social de misses, trajes típicos entre outros…

Newton Oliveira
Newton Oliveira

Após ter deixado a Locadora aonde trabalhava, foi trabalhar como securitário em uma grande rede bancária e não deixou a moda, levava tudo paralelo, uma busca incansável pelo seus objetivos sua GRIFFE, ainda no meados dos anos 80, fez seu primeiro desfile, com pelo menos um traje de sua autoria, onde em e um desses acontecimentos conheceu um costureiro, cujo com um talento impar vieram se juntar e montaram um atelier de alta costura. Onde lhe batizaram com o nome de XI-NEW ( Chiquito&Newton). Em 1.987 Newton começou a buscar pessoas para vestir suas criações confeccionados pelo seu costureiro.  Também nesse mesmo ano Newton foi consultado sobre suas criações para o mercado carnavalesco, vindo a estrear e se consagrar Campeão, em 1.988 Bi-Campeão ,em 1.989 Tri-Campeao, em 1.990 não ouve carnaval na sua cidade natal, vendo a ser chamado para o litoral de SP, para expor suas criações, sendo assim permanecendo até hoje prestando seus figurinos as escolas de samba, com tudo por decorações e clubes de casamento, eventos em geral.

Assinante de revistas da moda, viu um anúncio em essa tema: SEU BOM GOSTO MERECE MUITOS PREMIOS. Era um concurso da editora Globo para estilistas. Foi ai que me arrisquei com alguns croquis que eram enviados pelo correio, entre 52.000 croquis enviados para redação estava lá seu nome em 10 lugar, e Newton se consagra com uma carta da editora parabenizando pelo talento e também com muitos prêmios, sendo que essa carta é a que profissionalizou como Estilista até os dias de hoje.

 Iniciou sua própria coleção em 1.989 junto ao seu sócio-costureiro em um badalado clube da cidade onde ambos de família humildes, e mais uma vez arriscaram em vender todas as suas roupas para pagar as despesas do desfile, e não é que conseguiram, o público se fez presente e as roupas foram comercializadas. O mesmo foi totalmente produzinho por Oliveira.

Newton Oliveira
Newton Oliveira

Conforme as coisas iam acontecendo, também iam aparecendo outras fontes de oportunidades, sempre antenado aos acontecimentos, Newton percebeu a dificuldade em arrumar pessoas para provar suas criações, e também para os desfiles, cujo nesse desfile de lançamento foram pegos pessoas comuns, não tinha essa noção de agências de modelos. Com essa coisa de pegar pessoas, senti a necessidade e também ter algo mais com a minha personalidade, sendo assim achei andando pela rua uma menina que achei forte, ou seja com a cada das minhas coisas. Fez o convite a ela, aceitou e com isso aproveitou e a escreveu em um concurso famoso de modelos na capital, detalhe: a menina foi chama, ficou em sétimo lugar a nível nacional, e todos queriam saber de onde surgiu aquela beleza, sendo que na época o mundo das agências é bem seletivo. Sendo assim Newton foi procurado por diversas agências para representação dos concursos de beleza, tendo em sua trajetória nome importantes do mundo das modelos, com isso em 1.989 montou sua própria Agencia de Modelos, batizada com seu próprio nome Newton Oliveira Models. Com curso de modelos (antigamente Manequim), sendo que até o momento tenha passado pelas suas mãos uma média 1 milhão de alunos.

Sua inspiração para começar a trabalhar com modelos foi pelo Mestre JOHN CASABLANCAS (in memorie), pelas suas descobertas que eram fantásticas.

Por anos Newton vem prestando serviços como:   Caça-talentos, Cursos, Desfiles, Decorações, Maquiagens, Produção de moda, Figurinos, Eventos, colunista de moda, etc

Newton Oliveira
Newton Oliveira

Exercendo seus olhos como caça- talentos, veio a ser convidado a expandir seus negócios, foi convidado por várias agencias para trabalhar como OLHEIRO, devido a sua sensibilidade clínica, passou pela Maior agência da américa latina MEGA MODEL BRASIL,  onde presta serviços até o momento, pela JOY MODEL MANEGEMENT, e teve como seu  sócio o maior agenciador de modelos do mundo JOHN CASABLANCAS, descobridor das melhores modelos dos dos anos 80 e 90, como Cindy Crowford, Linda Evangelista, Christy Turlington, Naomi Campbell,, Claudia Schiffer, Kate Moss, Helena Christensen, entre outras, JOHN era dono do grupo Elite, espalhada por todo planeta, do tão famoso concurso que descobriu a número do mundo. THE LOOK OF THE YEAR.

Em 2004, foi convidado para fazer parte do GRUPO MEGA MODEL BRASIL, como caça-talentos de um badalado concurso, onde teve sua imagem exposta ao nível nacional e internacional, despertando interesse de especialistas em seu trabalho.

Com toda essa experiência de vida, Newton vai além ensinando mundo a fora os segredos da profissão, segue dando suas aulas na teoria e na prática presencial e agora on-line.

Sejam todos bem vindo ao conhecimento.